quinta-feira, 23 de maio de 2013

40 acres e uma mula

40 acres e uma mula se refere à política de curta duração, durante os últimos estágios da guerra civil americana, durante 1865, de prestação de terra arável para negros libertos (ex-escravos), libertos como resultado do avanço dos exércitos da União no território anteriormente controlada pela Confederação , particularmente o general William Sherman.
40 acres de terra uma mula
40 hectares de terra e uma mula, de Robert N. Dennis coleção de visão estereoscópica.
As ordens especiais do general Sherman, emitidas em 16 de janeiro de 1865, previa a terra, enquanto alguns de seus beneficiários também receberam mulas do Exército, para uso na lavoura. Tais parcelas foram popularmente conhecidos como " Blackacres " acres negros
William Sherman fita luto
Sherman em maio de 1865. A fita preta de luto no braço esquerdo é para o presidente Lincoln . Retrato por Mathew Brady .
As ordens de campo especiais emitidos por Sherman nunca tiveram a intenção de representar uma política oficial do governo dos Estados Unidos no que diz respeito a todos os ex-escravos e foram emitidos "ao longo da campanha para garantir a harmonia de ação na área de operações". As ordens de Sherman especificamente atribuídos no Sul "as ilhas de Charleston , os campos de arroz abandonados ao longo dos rios de 30 milhas de distância do mar, e do país na fronteira com o rio St. Johns , Flórida . Rufus Saxton , um abolicionista de Massachusetts, foi nomeado por Sherman para supervisionar o assentamento dos escravos libertos. Em junho de 1865, cerca de 10.000 escravos libertos foram assentados em 400 mil hectares (160 mil ha) na Geórgia e Carolina do Sul .
Após o assassinato do presidente Abraham Lincoln , seu sucessor, Andrew Johnson , revogou as Ordens de Sherman e retornou a terra a seus proprietários brancos anteriores. Devido a isso, a frase "40 acres e uma mula" tem vindo a representar o fracasso de políticas de reconstrução na restauração para os afro-americanos dos frutos do seu trabalho.
Fonte Wikipédia
tradução Hugo Ferreira








4 comentários:

  1. Meus parabens Hugo,esse tipo de informacao e~de importancia para os nossos historiadores, mormente para os militantes do movimento negro. Aceite o meu abraco fraternal , porque aqui no Brasil , o apartheid continua nos marginalisando cruel e cinicamente.

    ResponderExcluir
  2. Importante essa informação.Os livros de história deixam entender que a medida teve vida longa e representou uma forma de indenização aos ex-escravos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela informação histórica. Algumas pessoas ainda acreditam que a medida teve longa duração e beneficiou todos os ex-escravos, qdo na verdade foi pra uma minoria, ainda assim tomaram de volta. Obrigado Hugo.

    ResponderExcluir